Programa Novas Estradas Vicinais investirá em vias da Região de Presidente Prudente

7 vias da região de Presidente Prudente serão beneficiadas

O Governador João Doria, o Vice-Governador Rodrigo Garcia e os Secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, lançaram nesta quarta-feira (05) o Programa Novas Estradas Vicinais, que beneficiará 161 cidades e 139 estradas vicinais em todo o estado.

“Só nestas fases 1 e 2, haverá investimento de R$ 1,2 bilhão e 1,5 mil quilômetros de novas vicinais aqui no estado de São Paulo. O efeito não é só a recuperação física das vicinais, e sim o que elas representam de fato para a vida dos municípios no campo e na cidade. É uma grande transformação. “Nas quatro fases do projeto serão R$ 2,5 bilhões de investimentos e 3 mil quilômetros de novas estradas vicinais.”, afirmou o Governador João Doria.

A manutenção e recuperação de estradas vicinais são de responsabilidade dos municípios, no entanto, o Estado auxilia as prefeituras e anuncia um amplo programa de melhoria para manterem suas vicinais. O Governo de São Paulo inicia a contratação das duas primeiras fases do programa Novas Estradas Vicinais, que irá recuperar e modernizar mais de 1.500 kms de estradas.

A iniciativa prevê obras para recuperação da pista, pavimentação de estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem. “O programa é um marco para os municípios, que têm dificuldade na manutenção dessas estradas tão importantes. As obras vão gerar empregos e quando ficarem prontas trarão ainda mais desenvolvimento para as regiões”, afirma o Vice-Governador Rodrigo Garcia, que também é Secretário de Governo.

Em todo o Estado, a primeira fase do programa soma 66 vicinais (divididas em 53 lotes de obras) e 76 cidades, totalizando 745 quilômetros e R$ 577 milhões. Já a segunda fase, são 73 estradas (divididos em 58 lotes) e 85 municípios, somando 818 quilômetros de recuperação e R$ 634,5 milhões em investimentos estimados.

“As vicinais têm papel relevante para a logística do Estado, elas colaboram para o escoamento agrícola e industrial e dão acesso às regiões turísticas. O transporte ganhará agilidade e segurança em todas as regiões, desenvolvendo as economias regionais”, afirmou o Secretário Marco Vinholi.

A região da Presidente Prudente vai receber investimentos e modernização em 7 estradas vicinais:

FASE 1

• Estrada vicinal PSE-370/CAA-125/PSV-060: ligação entre Presidente EpitácioCaiuá e Presidente Venceslau. E estrada vicinal antiga SPV 071: ligação entre o Distrito de Campinal, na divisa com Panorama (SP), no município de Presidente Epitácio. Extensão total de 34,9 kms. Vicinal 1: PSE-370/CAA-125/PSV-060, do km 0 ao 28. Vicinal 2: SPV-071, do km 0 ao 6,9.
  • Estrada vicinal MTO-020/MTO-334/MTO-010: ligação da SP 425 (no km 422) ao Distrito de Teçaindá, em Martinópolis. E estrada vicinal PRP-030: ligação da SP 294 (km 561) ao Bairro Córrego Seco, em Parapuã. Extensão total de 13,9 kms. Vicinal 1: MTO-020/MTO-334/MTO-010, do km 0 ao 10,5. Vicinal 2: PRP-030, do km 0 ao 3,4.

FASE 2

• Vicinal NRD 030 / NRD 267 / NRD 377 / NRD 257 / TCB 180, ligação entre NarandibaTaciba e SP 421, com 38,2 kms de melhorias
  • Vicinal TDS 316, ligação entre o Distrito de Planalto do Sul, em Teodoro Sampaio, e a divisa com Mirante Paranapanema, com 4 kms de melhorias
  • Vicinal RHR 286 e RHR 150, ligação em Rancharia com o distrito de Agissê, com 6,6 kms de melhorias

Com esta importante iniciativa, o Governo do Estado tira mais uma promessa de campanha do papel. Com investimentos totais que podem superar R$ 1 bilhão, haverá melhoria da qualidade de dezenas de vias que cortam o território paulista, facilitando o escoamento da produção, oferecendo segurança para os viajantes e levando desenvolvimento ao interior.

A prioridade do programa, que abrange obras para recuperação da pista, pavimentação dos leitos em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem, será para vias que ligam polos geradores de serviços e rodovias estaduais. A ação foi concebida para compor uma matriz logística rodoviária integrada no estado.

Para que as obras nas estradas vicinais sejam realizadas, é necessária a formalização de convênios entre o Governo do Estado e as Prefeituras. Após o convênio, o cronograma de contratação das intervenções será programado e monitorado pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Governo, conta com a gestão da Secretaria de Logística e Transportes, por meio do DER e a Secretaria de Desenvolvimento Regional faz a interlocução com os municípios. O Novas Estradas Vicinais foi tem o objetivo estratégico de compor uma matriz logística rodoviária integrada no Estado. “Não basta termos as melhores rodovias do país, nossa proposta é melhorar toda a malha estadual”, disse o Secretário João Octaviano.