Desenvolvimento Regional avança com novas ações no Pontal 2030

Estado anuncia iniciativas de Proteção Social e Desenvolvimento Social

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) segue impulsionando os municípios da região do Pontal do Paranapanema contemplados pelo programa Pontal 2030. Nas últimas semanas, ações que integram o programa nas áreas de Proteção Social e Desenvolvimento Social foram anunciadas para a região oeste do estado.

Em Desenvolvimento Social, o Governo de SP irá contemplar 196 famílias pelo programa SP Acolhe, com um total de R$ 353 mil, abrangendo 26 municípios integrantes do Pontal 2030. São eles Álvares Machado (11 famílias), Anhumas (2), Caiabu (1), Emilianópolis (2), Estrela do Norte (1), Euclides da Cunha Paulista (3), Iepê (7), Indiana (1), Marabá Paulista (1), Martinópolis (3), Mirante do Paranapanema (9), Narandiba (6), Pirapozinho (5), Presidente Bernardes (3), Presidente Epitácio (16), Presidente Prudente (71), Presidente Venceslau (6), Rancharia (7), Regente Feijó (5), Rosada (4), Sandovalina (2), Santo Anastácio (2), Santo Expedito (2), Taciba (5), Tarabai (5) e Teodoro Sampaio (16).

Lançado na última terça-feira, 29, o SP Acolhe é destinado a famílias vulneráveis que perderam pelo menos um membro familiar por conta da Covid-19. Ele integra o programa de proteção social Bolsa do Povo e prevê o pagamento aos familiares de R$ 1,8 mil em seis parcelas de R$ 300.

Na área de Proteção Social, o Governador João Doria, em visita a Presidente Prudente em 24 de junho, autorizou a construção de uma unidade da Rede Lucy Montoro no município, para atendimento de pessoas com deficiência física, visual e auditiva. O projeto terá investimento de R$ 30 milhões e custeio anual de R$ 12 milhões.

Pontal 2030

Iniciativa do Desenvolvimento Regional, o Pontal 2030 foi lançado em fevereiro deste ano para alavancar o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região do extremo oeste do Estado. O programa visa promover o fortalecimento local, o desenvolvimento sustentável, a regularização fundiária e a redução das desigualdades sociais.