Desenvolvimento Regional e Defesa Civil lançam novas iniciativas do programa Pontal 2030

Iniciativas da Defesa Civil e Desenvolvimento Regional integram o programa

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) segue impulsionando os municípios da região do Pontal do Paranapanema contemplados pelo programa Pontal 2030. Nas últimas semanas, diversas ações de diferentes pastas estaduais foram anunciadas para a região oeste do estado. São iniciativas que integram o programa nas áreas de Defesa Civil e Desenvolvimento Regional.

Pela Defesa Civil, foram entregues conjuntos para a época de estiagem, que abrangem equipamentos como os desencarceradores holmato, além de caminhonetes para as Defesas Civis municipais. Os investimentos totalizam R$ 3,2 milhões e irão contemplar os municípios de Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiua, Caiabu, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepe, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Narandiba, Nantes, Pirapozinho, Piquerobi, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Expedito, Taciba, Tarabaí e Teodoro Sampaio.

Além dos conjuntos, a Defesa Civil mantém convênios importantes com oito municípios da região para a construção de novas pontes. Algumas das obras já foram entregues e outras seguem em andamento. Somados, os investimentos chegam a R$ 4,32 milhões. As prefeituras beneficiadas são as seguintes:

• Álvares Machado (entregue): construção de ponte em concreto armado na Estrada Bortoluzzi, Córrego da Paca. Convênio no valor de R$ 489,2 mil, sendo R$ 464,7 mil por parte do Estado e R$ 24,4 mil em contrapartida municipal.
  • Anhumas (em andamento): construção de ponte sobre o córrego Cambuí, no assentamento Manah, bairro Banco da Terra. Convênio no valor de R$ 709 mil, sendo R$ 673,6 mil por parte do Estado e R$ 35,4 mil em contrapartida municipal.
  • Caiuá (em andamento): construção de ponte mista de concreto e aço sobre o Ribeirão do Xavantes, estrada CAI-020. Convênio no valor de R$ R$ 867,5 mil, sendo R$ 824,1 mil por parte do Estado e R$ 43,3 mil contrapartida municipal.
  • Caiabu (entregue): construção de ponte na estrada CBU-341, sobre o córrego Santa Emília. Convênio no valor de R$ 496,6 mil, sendo R$ 471,8 mil por parte do Estado e contrapartida municipal de R$ 24,8 mil.
  • Taciba (em andamento): construção de ponte sobre o Córrego da Onça, na estrada TCB-010. Convênio no valor de R$ 496,8 mil, sendo R$ 471,9 mil por parte do Estado e contrapartida municipal de R$ 24,8 mil.
  • Presidente Bernardes (em andamento): construção de ponte sobre o córrego Pirapozinho, na estrada PSB-040. Convênio no valor de R$ 724, 2 mil, sendo R$ 688 mil por parte do Estado e contrapartida municipal de R$ 36,2 mil.
  • Presidente Venceslau (entregue): construção de ponte sobre o córrego Lagoa Seca, na estrada PSV 440. Convênio no valor de R$ 404 mil, sendo R$ 383,8 por parte do Estado e contrapartida municipal de R$ 20,2 mil.
  • Marabá Paulista (em andamento): construção de ponte em concreto armado sobre o córrego Ribeirão das Antas, na estrada vicinal SPV-020. Convênio no valor de R$ 346, 8 mil, sendo R$ 327,4 por parte do Estado e R$ 19,4 mil contrapartida municipal.

Durante visita a Presidente Prudente, em 24 de junho, o Governador João Doria e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, participaram de audiência pública que debateu a criação do Aglomerado Urbano (AU) do Pontal do Paranapanema. A proposta integra o projeto de Desenvolvimento Regional do Estado e o programa Pontal 2030. Um dos objetivos da criação do novo AU é facilitar o desenvolvimento de projetos regionais em benefício dos municípios locais.

Além disso, Doria autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Regional a tomar providências para formalização de convênio a fim de destinar recursos para infraestrutura urbana dos municípios de Santa Mercedes (R$ 400 mil), Salmourão (R$400 mil) e Álvares Machado (R$ 500 mil). A SDR aguarda o envio dos projetos e documentação necessária por parte das prefeituras para celebração dos convênios.

Pontal 2030

Iniciativa do Desenvolvimento Regional, o Pontal 2030 foi lançado em fevereiro deste ano para alavancar o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região do extremo oeste do Estado.