Coordenador do Pontal 2030 cumpre agenda na região oeste do Estado

Representantes do Governo Estadual estiveram durante esta semana em municípios da região

O Governo de SP segue trabalhando para fortalecer todas as regiões do Estado. Representantes do programa Pontal 2030, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), realizaram nesta semana agenda nos municípios de Teodoro Sampaio e Presidente Prudente. Estiveram presentes Marco Pilla, coordenador do Pontal 2030, Renata Vieira, analista da SDR e Francisco Torturello, Diretor do Escritório Regional de Presidente Prudente.

Os representantes do Governo do Estado de São Paulo estiveram no Parque Estadual Morro do Diabo onde realizaram vistoria técnica para verificar o andamento das obras e adequações necessárias no que tange a infraestrutura e ao receptivo do local.

“As obras de adequação e melhoria no Parque Morro do Diabo seguem em ritmo avançado. Hoje apresentamos às autoridades locais o andamento do Pontal 2030 e as nossas expectativas para o mesmo. Ações em agricultura, infraestrutura, habitação, proteção e desenvolvimento social, entre outras estão avançando diariamente. O objetivo é alavancar cada vez mais esta região” explicou Marco Pilla.

Os gestores do Pontal 2030 também estiveram com os Prefeitos dos municípios de Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio e Presidente Venceslau para apresentar orientações sobre o Programa Viver Melhor – Qualidade de Vida.

Após isso, reuniram-se na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente com representantes de Universidades do município que possuem polo em cidades que estão inseridas na iniciativa, para apresentar um balanço das ações realizadas e em andamento dentro do programa, além de organizarem os grupos de trabalho que irão compor o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Pontal 2030, trabalho que será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

“O objetivo deste encontro é reforçar a estrutura de governança dentro da iniciativa. Dialogamos com representantes de Universidades, prefeituras e sociedade civil para trazer todos estes atores para a construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável da região do Pontal do Paranapanema”, explicou a analista da SDR, Renata Vieira.

Plano de Desenvolvimento Sustentável do Pontal 2030

O plano tem como finalidade levantar, analisar e avaliar oportunidades, delinear tendências e formular propostas para o desenvolvimento econômico sustentável da região do Pontal.

Na busca desses objetivos deverão ser qualificadas e priorizadas as oportunidades econômicas, focando-se principalmente na adoção de novas tecnologias produtivas integradas às aptidões e vantagens comparativas locais, de forma a atenuar as disparidades socioeconômicas da região em relação ao padrão médio do Estado de São Paulo e promover o seu desenvolvimento em bases sustentáveis.