Via Rápida oferece qualificação profissional aos municípios do Programa Pontal 2030

Os cursos oferecidos contam com bolsa-auxílio de R$ 210

O Programa Pontal 2030, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), ofereceu o Via Rápida, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), para a região do Pontal do Paranapanema. Os paulistas residentes em 13 municípios da região se inscreveram em cursos de qualificação profissional e ainda receberão uma bolsa-auxílio de R$210,00.

“O Via Rápida é um dos Programas de Qualificação Profissional mais importante do Estado de São Paulo. Temos trabalhado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para levar a iniciativa a todas as regiões do estado por meio dos nossos programas. A qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento do Pontal do Paranapanema”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O Via Rápida disponibilizou vagas para os municípios de Caiabú, Caiuá, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Marabá Paulista, Martinópolis, Narandiba, Pirapozinho, Presidente Prudente, Santo Anastácio, Santo Expedito e Taciba. Além da qualificação profissional gratuita, os alunos do Via Rápida recebem uma bolsa-auxilio de R$ 210. Somente no Pontal do Paranapanema serão investidos R$ 163,8 mil.

Os cursos são de Operador de Caixa, Almoxarife e Estoquista, Assistente Administrativo, Técnicas de Vendas, Recepção e Atendimento e Balconista de Farmácia.

Puderam se inscrever nos cursos, jovens e adultos a partir de 16 anos, com domicílio em algum dos municípios citados acima, desempregados e com requisitos de escolaridade mínima ou condição especial fixados para os cursos.

“Foram abertas 60 vagas para cada um dos municípios da região, somando 780 paulistas com qualificação profissional somente neste primeiro momento. São cursos para jovens e adultos em diversas áreas fundamentais para a economia do Pontal”, explica o Coordenador do Programa Pontal 2030, Marco Pilla.

Sobre o Via Rápida

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

A partir da parceria entre estado e município, o curso poderá ser realizado por meio de uma unidade móvel ou em local pedagogicamente adequado para tanto. Os interessados se inscrevem no portal do programa e serão convocados a concluir sua matrícula a partir de critérios pré-estabelecidos.